Onde mora: Casa nº 72, com sua filha, Chiquinha
Bordões: "Que que foi, que que foi, que que há?", "Só não te dou outra porque...", "Dá licencinha pro Madruguinha que ele vai tomar um cafezinho", "Não é uma coisa que se diga, minha nossa, que bom, mas..."
Características: O velho Senhor Madruga, chamado pelas crianças de chimpanzé reumático. Vestido em roupas velhas e acabadas, é o pai de Chiquinha, e ficou viúvo quando ela nasceu, pois sua mulher preferiu que a filha nascesse. É um homem simples, maduro, sem educação, pois nunca terminou a escola. Ao invés de estudar, teve de trabalhar muito para sobreviver. Hoje em dia, embora diga que lhe faltam oportunidades, Seu Madruga se deixou entregar à preguiça e foge do trabalho como o diabo foge da cruz. Tenta sobreviver como pode fazendo toda a sorte de bicos. Já trabalhou como sapateiro, carpinteiro, leiteiro, cabeleireiro, pintor de paredes, jardineiro, vendedor de churros, fotógrafo, comprador de objetos usados, etc. Solteirão, é alvo constante das cantadas de Dona Clotilde. A velha senhora vê neste viúvo a chance para desencalhar, e tenta apanhá-lo pelo estômago, que é uma de suas maiores fraquezas. Mas ele gosta mesmo é de Glória, tia da Paty, que mora no 21. Madruga vê no Chaves seu reflexo de quando ele era criança e tenta ser tolerante com as encrencas que o garoto arruma. Mas quando o Chaves apronta alguma com o Quico, o bochechudo logo grita em busca de sua mãe, e a velha Dona Florinda irrompe porta afora, já acusando Seu Madruga de ter feito o filho chorar (embora algumas vezes isso seja verdade, quando Madruga o belisca). Aí, ela o esbofeteia, Quico o chama de gentalha, ele perde o controle e joga o boné no chão, pisoteando-o. Neste meio tempo, surge o Chaves, e diz algo engraçado sobre sua vovozinha. E lá vai o Chaves tomar um croque, que vai colocá-lo a chorar e a se esconder no barril.
Kiko
Idade: 9 anos
Onde mora: Casa nº 14, com sua mãe, Dona Florinda
Nome verdadeiro: Frederico Bardón de la Reguera
Bordões: "Você não vai com a minha cara?", "Gentalha, gentalha", "Cale-se, cale-se, cale-se, que me deixa louco", "Você quer? Então compra!", "O que será que ele quis dizer?", "Da parte de quem?", "Por isso eu digo que sim"
Características: Filho da Dona Florinda, Quico tem um Q.I. bem baixo, mas seus dotes financeiros são os mais altos da vila. Quico tem um monte de brinquedos, o seu preferido é a enorme bola daquelas típicas de parque de diversões, com a qual ele joga basquete, futebol e qualquer outra coisa. É comum vê-lo saindo de sua casa com uma versão avançada de um brinquedo que o Chaves esteja usando - por exemplo, quando Chaves brinca todo contente com sua bola de tênis toda suja e maltratada, surge Quico trazendo nas mãos uma enorme bola colorida. Seu terninho de marinheiro é sempre limpo e bem asseado, e por isso ele não gosta de brincadeira que exijam muita movimentação, para que não suje sua roupinha. Seu terninho é uma homenagem ao pai, comandante da Marinha morto ao ser devorado por um tubarão em alto mar. Sempre que o professor vem visitar Dona Florinda, Quico espera que ele traga a tão esperada bola quadrada. Suas grande bochechas são alvo de piadas de todos, em especial de Chaves e Chiquinha. Quico é sempre protegido pela sua mãe, que bate no Seu Madruga quando ele dá no Quico seus famosos beliscões.
Chiquinha
Idade: 7 anos
Onde mora: Casa nº 72, com seu pai, Seu Madruga
Bordões: "Sim, pois é, pois é, pois é", "O que você tem de burro, você tem de burro"
Características: Baixinha, cheia de sardas, esperta e muito astuciosa, porém, sem muita inteligência pra escola. Mas a sua lábia e seu jeitinho ganham todo mundo. Filha do Seu Madruga, Chiquinha é uma garota muito mimada, bagunceira e sem limites. Apaixonada secretamente pelo Chaves, Chiquinha morre de ciúmes da Paty e faz de tudo para provocar a menina. E como toda filha única, também morre de ciúmes do pai, e luta para afastar qualquer mulher que se aproxime dele. Chiquinha é uma feminista convicta, e adora pregar peças e se dar bem às custas dos tontos do Chaves e do Quico, que sempre caem nas armações da garota.
Dona Florinda
Onde mora: Casa nº 14, com seu filho, Quico
Nome verdadeiro: Florinda Corcuera Vidialpango Viúva de Matalazcayno
Bordões: "Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha", "E da próxima vez, vá beliscar a sua avó"
Características: Uma mulher madura, envelhecida pelo tempo, viúva de um comandante da Marinha e mãe do Quico. Dona Florinda é uma mulher que crê que ainda vive numa situação de riqueza por ser a que tem os melhores dotes financeiros da vila, quando na verdade a situação não está tão boa assim. Mas ela mantém a pose e a honra e promete que um dia ainda se muda da vila, pra ficar bem longe da gentalha. Sua grosseria e mal-humor lhe renderam o apelido de velha coroca, ou ainda velha carcumida. Dona Florinda reclama de tudo: da preguiça e vagabundice de Seu Madruga, da sujeira no pátio, da bagunça das crianças. Ríspida e brutalhona, sempre estapeia o Seu Madruga ao ver seu filho Quico chorar, sem nem sequer perguntar se ele teve ou não culpa na história. E Quico é seu mimo, seu xodó, ela o protege de tudo e de qualquer coisa. Mesmo apertada, ela cria o garoto a pão-de-ló. Mas a amante da ordem, da limpeza e da disciplina se derrete e seu mau gênio se transforma em doçura e encanto quando ela se depara com o Professor Jirafales, que sempre lhe traz uma ramo de flores, e é recebido com uma xícara de café.
professor girafales
Nome verdadeiro: Inocêncio Jirafales
Bordões: "Tá, tá, tá, tá, táááá!", "Que vergonha, meu Deus! Que vergonha!", "Por que causa, motivo, razão ou circunstância?"
Características: O altíssimo professor de escola pública é um homem de porte físico, bem educado e bastante culto, embora um tanto durão pois o salário de um professor não é lá grande coisa no México. O professor adora ensinar e vê na suas crianças o futuro do mundo. No entanto, as maluquices e confusões de alguns alunos como Quico, Chaves e Godinez acabam o tirando do sério, e o professor sai logo distribuindo castigos, fazendo chamadas orais e colocando alunos para fora da sala. Fora da sala de aula, Jirafales é um indivíduo sonhador, amável, romântico e muito vaidoso de suas capacidades cerebrais. E é para Dona Florinda que ele se declara, levando inúmeros buquês de rosas mas sem nem sequer pensar em casamento.
0 comentários:
Postar um comentário