terça-feira, 18 de outubro de 2011

0

segunda parte dos personagens

Seu Barriga

Nome verdadeiro: Zenon Barriga e Pesado
Bordões: "Basta!", "Tinha que ser o Chaves de novo!", "Pague o aluguel"
Características: Sr. Barriga é o dono da vila que, para economizar cobradores, vai pessoalmente cobrar os aluguéis. É um sujeito simples, paciente, amigo, risonho, simpático e muito prestativo que, no fundo, adora o menino Chaves. Apesar de perder a paciência com as pancadas que recebe de Chaves todas as vezes que chega na vila, ele gosta do garoto e inclusive já o levou para uma viagem à Acapulco e também para o cinema. Apesar de ter de aturar as eternas fugas do Seu Madruga, que lhe deve eternos quatorze meses de aluguel, o Sr. Barriga sabe que no fundo jamais teria coragem de despejar o Madruga e sua filha. Sua renda vem quase toda do empreendimentos que aluga, como os apartamentos da vila e o restaurante da Dona Florinda. Seu grande xodó é o menino Nhonho, seu filho. Ninguém conhece sua esposa, que está sempre viajando à negócios.


Dona Clotilde
Onde mora: Casa nº 71
Bordões: "Quem é bruxa?", "É melhor não dizer mais nada"
Características: A pouco atraente senhora que vemos na foto ao lado é a brux... digo, Dona Clotilde. Uma mulher que já passa dos 50 anos e que mantém um amor pelo Seu Madruga, a quem adora fazer favores e preparar os seus quitutes. É alvo constante das crianças, que espalham para os quatro ventos que Dona Clotilde é uma bruxa e que sua casa seria um enorme “laboratório” de bruxarias. Mas Clotilde é uma senhora de bom coração, e amiga de todos na vila, apesar de ser, digamos, um pouco fofoqueira.


Nhonho

Nome verdadeiro: Febrônio Barriga Gordorritúa
Bordões: "Olha ele, hein, olha ele!", "O que será que ele quis dizer?"
Características: O filho do Seu Barriga, de quem é cara, focinho e banha. Algumas vezes, usa este fato para tirar vantagem dos amigos, mas na maioria das vezes é generoso, em especial quando se trata de dinheiro, que tem de sobra (muito mais que o Quico). Nhonho é uma garoto bem generoso, mas não quando se trata de comida. Ele acha que se der um pedacinho de seus lanches aos amigos vai fazer muita falta ao seu estômago. Apesar de gordo, o filho do Sr. Barriga é muito ágil, e não deixa desaforos baratos não: se defende a pancadas, ou melhor, a pançadas, lançando os amigos pra longe.


Godinhes
Características: Na escola, é ele que senta no fundo da sala. Com seus olhos arregalados, Godinez é desajeitado e medroso. Quando o professor Jirafales lhe chama para responder uma pergunta, ele já vai respondendo: "Mas eu não sei", ou "Por que, se eu não fiz nada?". Ele dá tantas desculpas que o professor acaba ficando irritado e desiste de fazer a pergunta a ele. Apesar de ser muito tonto, de um jeito ou de outro acaba se saindo bem nas perguntas que o professor lhe faz. Certa vez, Godinez participou de um jogo de futebol americano com a turma toda. Também já foi ao parque de diversões com o Chaves e o Nhonho.
Jaiminho

Bordões: "É que eu quero evitar a fadiga", "Eu vim de Tangamandápio"
Características: O simpático carteiro da vila, que sempre chega alegre e sorridente carregando a bicicleta ao lado, pois não sabe andar nela. E se disser aos correios que não sabe andar, no dia seguinte está na rua. O velhinho é risonho, amigo, está sempre cansado e cheio de manha. Para evitar a fadiga, ele até pede aos receptores das cartas que procurem tudo que for endereçado a eles dentro da mochila de cartas enquanto ele descansa um pouquinho. Solteirão convicto, é alvo do assédio da Dona Neves e até da Dona Clotilde, mas prefere mesmo é continuar se gabando de como era conquistador no pequeno povoado de Tangamandápio, um lugar lindo, de onde ele diz ter vindo.

0 comentários:

Postar um comentário